Combate a dengue

Unica anuncia produção de álcool 70% em usinas de cana e parceria para fornecimento nos estados

Por Redação em 20/03/2020 às 13:20:20


Segundo entidade, São Paulo pediu 250 mil litros do produto, usado para formulação em gel. Usinas de açúcar e etanol vão produzir álcool em gel na região de Ribeirão Preto

O presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), Evandro Gussi, confirmou nesta sexta-feira (20) que usinas associadas darão início à produção e à doação de álcool 70% para diferentes estados. O principal objetivo é ampliar a oferta para a higienização no sistema público de saúde.

De acordo com a entidade, que abrange empresas responsáveis por 60% da produção nacional de cana, a distribuição do produto será feita em parceria com a Associação Brasileira de Transporte Logístico de Produtos Perigosos (ABTLP) após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A mesma iniciativa tem sido adotada por outras usinas de etanol e açúcar não ligadas à entidade, como é o caso de Goiás.

Usina de cana-de-açúcar da região de Ribeirão Preto (SP)

Reprodução/EPTV

Segundo Gussi, além de São Paulo, que já solicitou 250 mil litros do produto, e Rio Grande do Sul, com mais 90 mil litros, Espírito Santo e Rio de Janeiro também devem apresentar pedidos. O prazo para o início da distribuição, no entanto, ainda não foi confirmado.

"Estamos ainda recebendo as demandas das secretarias estaduais de saúde. São Paulo deve demandar algo como 250 mil litros. Temos um pedido já de 90 mil litros da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. Espírito Santo está terminando de fechar a sua conta, o Rio de Janeiro também, e nós, do outro lado, estamos organizando de quais unidades das associadas da Unica esse álcool sairá", diz.

A entidade ainda deve definir quais usinas produzirão o álcool 70. Até então vetado pela Anvisa às usinas do setor, o processo, em termos gerais, consiste em reduzir a concentração de álcool no etanol. Parte do produto fica no estado líquido, e outra, em gel.

O volume, segundo Gussi, é pequeno em relação ao que as usinas geram de combustível.

"Ele pode ser utilizado na formulação do álcool em gel e será em vários lugares, nas universidades, institutos militares e civis, e também será utilizado nessa formulação de 70% para limpeza de superfícies, o que é superimportante agora nas unidades públicas de saúde", explica.

Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários